Bolsas de monitoria – PID2015: Julho

Informamos que o orçamento da Universidade para o ano 2015 não foi aprovado até o momento. Em consequência, o Conselho de Planejamento e Administração da UFPR ainda não promulgou a quantidade de bolsas a serem concedidas para os programas institucionais.
.
Contudo, graças à intervenção desta pró-reitoria, conseguimos em abril a liberação de um recurso contingencial junto à PROPLAN para o pagamento de uma parcela de R$400 a todos os monitores bolsistas que estavam trabalhando desde o início do programa. Novamente, seguindo o mesmo procedimento, informamos que no início de julho solicitamos o empenho emergencial de mais um montante para o pagamento da segunda e terceira parcelas referentes ao primeiro semestre do programa. Os depósitos já foram realizados nas contas bancárias cadastradas pelos alunos. No entanto, quanto à última parcela, ainda não há previsão de pagamento.
.
Esclarecemos, todavia, que o recebimento das três parcelas não garante o da quarta (ou ainda, no caso dos monitores anuais, o das quatro parcelas do segundo semestre), haja vista a contenção de custos do Governo Federal neste ano. Somente com a portaria do COPLAD, a ser publicada após a liberação do recurso do Ministério da Educação – MEC, saberemos se haverá possibilidade de pagamento de bolsas no próximo semestre. 
 
Novamente, reforçamos que, diante do corte orçamentário do Governo Federal na Administração Pública, se a quantidade de bolsas liberadas pelo COPLAD não for suficiente para a remuneração de todos os alunos que solicitaram ingresso no PID2015 na condição de monitores bolsistas, o Comitê Geral de Monitoria se reunirá extraordinariamente para decidir um novo critério de distribuição de bolsas ou a suspensão do pagamento..
.
Ressaltamos que a monitoria é uma atividade eminentemente voluntária (a Resolução 91/99-CEPE não garante remuneração ao aluno) e que a concessão de bolsas depende da disponibilidade financeira da UFPR.