Cursos de Administração Pública e Geografia da UFPR Litoral são avaliados com a nota máxima pelo MEC

Na semana de 21 a 25 de março a UFPR recebeu as primeiras visitas in loco deste ano para avaliação de dois de seus cursos de graduação.  E o resultado foi excelente: duas notas 5, as maiores do sistema se avaliação usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Os dois cursos avaliados, de Geografia e de Administração Pública, ficam no Setor Litoral da UFPR, no município de Matinhos.

Durante o processo foram avaliados os aspectos ligados ao corpo docente, infraestrutura e organização pedagógica, e os avaliadores concluíram que os dois cursos possuem a condição máxima de excelência e qualidade na oferta de ensino de graduação. “Estas duas avaliações mostram que a UFPR, em que pesem todos os desafios do período da pandemia, continua uma instituição que oferta educação pública de alta qualidade, graças ao empenho de toda nossa comunidade acadêmica”, destacou Maria Josele Bucco Coelho, pró-reitora de graduação e educação profissional da UFPR. Ainda sobre os ótimos resultados, a pró-reitora disse que “a Prograd, por meio da Procuradoria Educacional Institucional, continuará a dar suporte a estes processos de avaliação, para que possamos mostrar a toda a sociedade a seriedade do trabalho que realizamos.”

São mais dois cursos que se juntam aos outros tantos da UFPR avaliados com nota máxima. Aliás, a UFPR, como instituição, também possui um Índice Geral de Cursos (IGC) de valor 5, que é o maior da escala para uma instituição de ensino superior, algo que apenas mais 14 universidades brasileiras possuem.
Com o resultado alcançado, os cursos de Geografia e Administração Pública conquistaram também o reconhecimento dos cursos junto ao MEC, garantindo a regularidade da oferta de ensino de graduação para seus alunos.

Clóvis Wanzinack, coordenador do curso de Administração Pública, destacou que o relatório emitido pela comissão avaliadora traçou vários elogios ao projeto pedagógico, corpo docente (na maioria doutores, com ampla experiência no ensino superior e pesquisa) e instalações do curso. Ele salienta o trecho do documento que trata sobre o percurso de aprendizado do aluno: “a metodologia evidenciada no PPC está direcionada ao aprendizado do aluno de forma a possibilitar o contínuo acompanhamento das atividades, a acessibilidade metodológica e, principalmente, a autonomia do discente. São valorizados os diferentes saberes e lugares culturais que compõem a vida social. Os saberes são problematizados, fortalecendo compromissos éticos e políticos, visando à vivência e o adensamento de relações autogestionárias”.

Rodrigo Rosi Mengarelli, coordenador do curso de licenciatura em Geografia, relatou que a comissão considerou marcante o espírito coletivo que o curso tem e realmente se encantaram com o projeto da UFPR Litoral, que possui uma estrutura curricular inovadora. “A comissão conseguiu ver na Geografia uma intencionalidade de romper com a tricotomia comum das áreas de geografia física, geografia humana e as disciplinas das licenciaturas. Nosso currículo integra muito bem essas três áreas do conhecimento. O nosso grupo é muito unido e eles perceberam isso. Trabalhamos juntos há mais de 10 anos e a qualidade do trabalho se refletiu também nas falas dos educandos e educandas”, disse o coordenador.