A Unidade de Projetos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional divulgou relatório completo com os dados obtidos a partir da aplicação da pesquisa sobre o ensino remoto emergencial (ERE), realizado por iniciativa da Comissão de Acompanhamento da Implantação da Resolução 59/20 – CEPE. Esse relatório serve de base para a discussão da Minuta de Resolução sobre o Novo Período Especial que será pautada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na próxima terça-feira, 06 de outubro. A Prograd já havia realizado uma apresentação parcial dos dados oriundos da pesquisa sobre o ERE durante a audiência sobre o período especial realizada em 22 de setembro, cuja gravação pode ser acessada clicando aqui.
O ERE, foi implementado como medida temporária e estratégica para manutenção das atividades acadêmicas durante o período de enfrentamento à pandemia de Covid-19 (Resolução 59/20) Nesta modalidade, o ensino de graduação na UFPR foi retomado no dia 13 de julho e contou com três ciclos de oferta de disciplinas.
A consulta à comunidade universitária ocorreu no período de 03 a 14 de setembro por meio da aplicação online de três questionários semiabertos diversos, cada qual para um segmento distinto:
- estudantes de graduação e de ensino técnico;
- professores e
- coordenadores dos cursos de graduação e de ensino técnico.
De acordo com o relatório apresentado pela Unidade de projetos/COPAC/PROGRAD, “apesar das diferenças específicas, os três questionários foram projetados com o intuito de coletar diagnósticos, avaliações e perspectivas sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) por parte dos atores acadêmicos mais diretamente envolvidos nas atividades didáticas em nível de graduação.
O objetivo desse survey era levantar informações úteis para fundamentar a elaboração de uma proposta de continuidade do ensino de graduação, após o terceiro ciclo do período especial em andamento.
O relatório é composto por cinco seções: apresentação dos dados gerais da pesquisa, seguida de outras três seções, cada qual dedicada aos resultados da consulta realizada com cada um dos três segmentos de atores acadêmicos, e, por fim, uma seção com o elenco completo das questões contidas em cada um dos três questionários.
Ao todo, 8.231 pessoas responderam aos questionários, das quais: 6.923 estudantes;
1.219 docentes; e 89 coordenadores referentes a 82 coordenações (Tabela 1).
Em termos percentuais, a consulta alcançou uma taxa de resposta1 de 22,95% entre os estudantes, 48,07% entre
os docentes e 78,84% entre as coordenações. Os três questionários foram elaborados e
aplicados utilizando a ferramenta Microsoft Forms do Office 365.
Confira o relatório completo clicando aqui.
A Minuta de resolução sobre o novo período especial pode ser acessada aqui.
Redes Sociais